A obesidade infantil ocorre quando uma criança está acima do peso normal para sua idade e altura. De acordo com o IBGE, atualmente uma em cada três crianças no Brasil está pesando mais do que deveria.
Os quilos extras podem causar complicações para as crianças até a sua vida adulta, mesmo que a obesidade sera revertida nesse tempo. Doenças como diabetes, hipertensão e colesterol alto são algumas consequências da obesidade infantil não tratada. A doença também pode levar a baixa autoestima e depressão.
Fatores de risco:
Alguns fatores podem aumentar o risco de obesidade em crianças e adolescentes. Veja: – Dieta desequilibrada, rica em fast foods, alimentos industrializados e congelados, refrigerantes, doces e frituras; – Sedentarismo, uma vez que a atividade física ajuda a queimar as calorias ingeridas; – Histórico familiar de obesidade, uma vez que a doença tem influência genética e os maus hábitos alimentares podem ser ensinados de pai para filho; – Fatores psicológicos, como estresse ou tédio, podem fazer as crianças comerem mais do que o normal
Se você tem alguma preocupação com o peso do seu filho ou filha, marque uma consulta médica. Não perca tempo, este é um assunto sério e deve ser tratado de maneira segura.