Realizada a etapa da cirurgia, passamos para uma nova fase do tratamento, onde os cuidados pós operatórios são essenciais para evitar complicações e promover uma plena recuperação. Tais cuidados estão relacionados à fase do tratamento, apresentando características específicas a medida que o tempo e a recuperação adequada vai avançando. Dessa forma, manter-se vigilante e fiel aos procedimentos propostos mostra-se impreterível ao sucesso do tratamento.

CUIDADOS PÓS OPERATÓRIOS IMEDIATOS

CURATIVO

Realizar os curativos diariamente, lavando com soro fisiológico 0,9% e passando um pouco de álcool 70% exclusivamente sobre a incisão cirúrgica. Não havendo mais secreção, cobrir com MICROPORE. Não enfaixar o joelho, pois dificultaria a mobilidade.

MOVIMENTAR O JOELHO

Via de regra, libero o paciente para mexer o joelho imediatamente. O uso da medicação e do gelo controlam a dor pós operatória e possibilitam uma movimentação precoce, favorecendo uma retomada da mobilidade normal mais rápida.

PONTOS

O tempo estimado para retirar os pontos depende do procedimento realizado, mas varia de 7 a 15 dias, podendo ser realizado no consultório, em casa, ou por profissional de farmácia, desde que os cuidados necessários sejam tomados.

FISIOTERAPIA

Não há necessidade de esperar retirar os pontos para iniciar a Fisioterapia. O início precoce da mesma ajuda a reduzir o edema, a inflamação, a dor e favorece a movimentação articular. Portanto, salvo orientação contrária dada pelo cirurgião, iniciar a Fisioterapia ainda com os pontos.

USO DE MULETAS E ANDARORES

O uso de muletas e andadores tem por finalizade reduzir o esforço sobre a articulação, diminuindo a dor e a inflamação pós operatória. O apoio desse material permite ao paciente também sentir-se mais confiante para andar e isso é muito importante para a recuperação. Contudo, o tempo de utilização desses aparelhos deve seguir a orientação do cirurgião.

GELO

O uso do gelo no pós operatório imediato é muito útil para controle da dor e, pessoalmente, oriento o uso por 20 minutos sobre o joelho de 3/3 horas na primeira semana após a cirurgia. Importante lembrar de proteger a pele com um pano para não queimar.

RETORNO AO CONSULTÓRIO

As consultas de retorno tem por objetivo identificar e sanar complicações precocemente, além de reforçar as orientações específicas de cada caso, sendo o tempo determinado pelo cirurgião e na dependência de cada caso.