Considerar todas as possibilidades de tratamento não cirúrgico é fundamental para a condução dos pacientes. Tentar sanar o problema com recursos mais simples reduz a ansiedade do paciente e aumenta a relação de confiabilidade entre ambos, criando a atmosfera ideal para se caminhar em direção ao sucesso do tratamento. Contudo, em alguns momentos, a necessidade cirúrgica se faz necessária e a eficiente preparação para esse ato é extremamente importante, afim de que o paciente possa estar em condições clínicas para suportar o procedimento a ser realizado. Dessa forma, uma avaliação especializada e multidisciplinar é o meio mais eficiente de equilibrar a saúde do paciente e tornar o procedimento mais seguro.

EXERCÍCIOS ANTES DA CIRURGIA

Aqueles pacientes que conseguirem manter uma rotina de exercícios, apesar da doença, chegarão à cirurgia com melhor capacidade cardíaca e pulmonar, o que dá mais segurança durante a cirurgia e ao pós operatório.

TABAGISMO

O hábito de fumar acarreta as mais diversas doenças em praticamente todos os órgãos do corpo. As patologias pulmonares e cárdio-circulatórias interferem diretamente no ato cirúrgico e na reabilitação do paciente, podendo acarretar complicações evitáveis e arriscadas ao paciente. Nos casos de fraturas, o hábito de fumar dificulta a consolidação do ósso, complicando o quadro.

RISCOS CIRÚRGICOS

Todo procedimento cirúrgico tem riscos específicos. Contudo, os cuidados que são dispensados ao paciente desde a primeira consulta até o momento da alta final do tratamento, tem por objetivo eliminar, ou minimizar tais complicações, possibilitando uma cirurgia tranquila e uma recuperação adequada. Costumo dizer que o medo de cirurgia é normal, mas não fazer o tratamento devido por causa dele é perder tempo e qualidade de vida.

ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR

Diante da necessidade individualizada de cada paciente e, muitas vezes, da necessidade de indicação profissional, procuramos facilitar o trabalho dos mesmos indicando profissionais nos quais depositamos nossa total confiança, vendo-os como colaboradores de extrema importância não apenas no preparo pré operatório, mas também no processo de reabilitação às atividades cotidianas. Tais referências são apontadas em setor específico desse site.

CIRURGIAS ORTOPÉDICAS

De uma forma geral, existem exames que são considerados padrão para a realização de procedimentos cirúrgico, mas cada caso demanda uma necessidade específica e particularizada. Contudo, de uma forma geral poderíamos citar:

1 - HEMOGRAMA

2 - COAGULOGRAMA

3 - GLICEMIA DE JEJUM

4 - ALT

5 - AST

6 - URÉIA

7 - CREATININA

8 - SUMÁRIO DE URINA

9 - ELETROCARDIOGRAMA

10 - RX DE TÓRAX

ORIENTAÇÕES PARA O DIA DA CIRURGIA

1ORIENTAÇÃO - 01
LEVAR TODOS OS EXAMES REALIZADOS NO PRÉ OPERATÓRIO, INCLUSIVE RESSONÂNCIA, E A GUIA DO PROCEDIMENTO AUTORIZADA.
2ORIENTAÇÃO - 02
CHEGAR AO HOSPITAL EM JEJUM:

- CIRURGIAS REALIZADAS DE MANHÃ(7HS), PODE COMER E BEBER ATÉ 23 HORAS DO DIA ANTERIOR.
- CIRURGIAS REALIZADAS A TARDE(13HS), PODE TOMAR CAFÉ DA MANHÃ ATÉ 6:30 DA MANHÃ E MEIO COPO DE ÁGUA(150ML) ÀS 9 HORAS.
3ORIENTAÇÃO - 03
HORÁRIO DE CHEGADA NO HOSPITAL:

- PERÍODO DA MANHÃ: 6 HORAS
- PERÍODO DA TARDE: 11:30 HORAS
4ORIENTAÇÃO - 04
LEVAR DUAS MULETAS PARA AS CIRURGIAS ARTROSCÓPICAS DO JOELHO E ANDADOR PARA AS PRÓTESES.
5ORIENTAÇÃO - 05
LEVAR ACOMPANHANTE, ESPECIALMENTE PARA AS CIRURGIAS DE MAIOR PORTE.