LUXAÇÃO DO JOELHO

A luxação traumática do joelho é definida como a perda completa da relação anatómica normal, dos dois componentes osteocartilagineos da articulação fémuro-tibial.

A luxação do joelho, é uma lesão muito grave que pode ocorrer após traumatismos de alta energia, como os acidentes de veículos motorizados, quedas de grande altura e acidentes industriais.

É uma urgência ortopédica em que lesões complexas dos ligamentos, cápsula articular, músculos, tendões e estruturas neuro-vasculares adjacentes, podem comprometer a função do membro e originar até a sua perda.

O tratamento da luxação de joelho baseia-se em dois aspectos importantes: a abordagem inicial, que visa a redução e a estabilização primária do joelho, para evitar lesões adicionais, nomeadamente vasculo-nervosas e a abordagem definitiva, centrada na reparação cirúrgica das estruturas cápsulo-ligamentares e meniscais, que pode ser feito na fase aguda (até 3 semanas) ou na fase sub-aguda (após 3 semanas). Essa é uma situação complexa e o bom planejamento, após o momento da urgência, deve ser bem avaliado para definir a melhor estratégia nessa árdua batalha pra reestabelecer a higidez articular.

Agende sua consulta com seu ortopedista através do (85) 3038.8401 | 3038.8402 e retire todas suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *