O bíceps é um músculo que auxilia o movimento de flexão de cotovelo e, principalmente, supinação do antebraço (movimento de girar a chave do carro, por exemplo). Ele é dividido em duas porções, uma curta e uma longa. A porção longa possui uma relação íntima com o ombro.
Não existe um teste clínico específico para detectar alterações do cabo longo do bíceps. O diagnóstico é baseado na história, exame físico completo do ombro e exames de imagem. Ainda assim muitas lesões do bíceps só podem ser confirmadas de fato durante a inspeção artroscópica. O sinal clínico clássico dessa lesão chama-se sinal do Popeye, que é a deformidade que se forma pelo encurtamento do músculo após a lesão do tendão. Existe uma perda de força superior a 50% e normalmente não dói. Algumas pessoas optam por tratamento cirúrgico, mas é preciso avaliação minuciosa para seguir essa linha de tratamento.
A ressonância magnética é o exame mais indicado para avaliar a integridade do cabo longo do bíceps e das estruturas adjacentes.
Agende sua consulta com seu ortopedista através do (85) 3038.8401 | 3038.8402 e retire todas suas dúvidas.