LESÃO DO LIGAMENTO CRUZADO

Os sinais e sintomas decorrentes de uma lesão do Ligamento Cruzado Anterior variam muito de pessoa para pessoa. Eles dependem da intensidade do trauma, da existência de lesões associadas, do biotipo da pessoa, da sensibilidade do paciente à dor, da cronicidade da lesão. Assim, descreverei as ocorrências possíveis na lesão do LCA , que podem ou não estar presente em um determinado caso.

A história mais comum é a de um entorse do joelho durante a prática esportiva. É comum haver um estalido, que pode ser percebido somente pelo próprio paciente ou ser audível e notado também pelas pessoas mais próximas. A dor é geralmente intensa e obriga a pessoa a interromper a atividade que estava praticando. Normalmente existe dificuldade de apoiar o pé no chão e a pessoa precisa de auxílio para caminhar. O inchaço do joelho estará presente em quase todos os casos, podendo ser notado imediatamente após o entorse ou no dia seguinte. Há dificuldade para realizar uma movimentação completa do joelho, o paciente normalmente tem um limitação para esticar ou dobrar completamente a articulação.

Diante desta situação, normalmente o médico é procurado e fará sua avaliação inicial. Neste primeiro momento, pelo quadro acima exposto, pode ser difícil realizar testes específicos que comprovem a lesão do LCA, mas a história costuma ser bastante sugestiva e o médico deve suspeitar da ocorrência desta lesão. Uma punção (artrocentese) , que ajuda aliviar a dor , pode ser feita. Em lesões recentes do LCA , a saída de sangue (hemartrose) é bastante frequente.

Agende sua consulta com seu ortopedista através do (85) 3038.8401 | 3038.8402 e retire todas suas dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *